Últimas Notícias

História do Time do Feirense


O Feirense Futebol Clube, localizado em Feira de Santana, foi fundado no dia 12 de janeiro de 1997 e, até chegar ao formato atual, passou por diversas transformações, parcerias e mudanças em seu estatuto. Mesmo com apenas sete anos de profissionalismo, o clube tem uma das histórias mais meteóricas do futebol baiano.

No mesmo ano de sua fundação, a agremiação se filiou à FBF (Federação Baiana de Futebol), mas só se profissionalizou em 2000, após firmar uma parceria com a Sociedade Esportiva Palmeiras, de São Paulo. Ficou estipulado que os paulistas pagariam todas as despesas dos baianos nas competições estaduais, mas, em contrapartida, o time de Feira de Santana mandava suas principais revelações para o alviverde.

A princípio, o time foi batizado como Esport Clube Independente e, logo em seu primeiro ano de futebol profissional, a equipe conseguiu subir de divisão ao se sagrar vice-campeã do terceiro escalão estadual.

Em 2001, a entidade conquistou seu primeiro título de Campeonato Baiano. Sob o comando do treinador Expedito Ventura, mais conhecido como Índio, o time se sagrou campeão da segunda divisão, após derrotar o Grapiúna, de Itabuna, em dois jogos (vitória por 3 a 0 no primeiro e empate por 1 a 1 na grande decisão).

A ascensão da equipe não parou por aí e surpreendeu muitos torcedores baianos. Em sua estréia na elite do Estado, com novo nome, agora se chamando Palmeiras do Nordeste, o clube se sagrou campeão estadual em 2002, conquistando o direito de participar da Série C do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.

Na sua primeira participação no futebol nacional, o Tourão do Sertão, como é carinhosamente chamado pela torcida, fez campanha satisfatória e terminou entre os 20 primeiros colocados entre 65 equipes participantes. Ainda em 2003, a agremiação conquistou mais uma competição. O Palmeiras nordestino venceu na final o Cruzeiro de Cruz das Almas e ergueu a Taça do Estado da Bahia.

Em 2004 a parceria com o time paulista terminou e o clube, sem recursos financeiros, entrou em decadência. O então presidente Epitácio Pessoa mudou a sede da equipe de Feira da Santana para Candeias, região metropolitana do Estado, diminuindo os custos com viagens. Em 2005, mais uma mudança. Desta vez, o time passou a disputar seus jogos em Santo Antônio de Jesus.

A mudança irritou os torcedores e o clube, em situação ainda pior, não conseguiu se manter na elite do futebol baiano, sendo rebaixado. Com a situação financeira debilitada, o time conseguiu se reerguer apenas em 2007, quando mudou mais uma vez de nome, sendo rebatizado para Feirense Futebol Clube. Neste ano, a agremiação foi campeã da segunda divisão e, em 2008, voltou mais uma vez ao campeonato baiano entre os “grandes” do Estado.

Um comentário:

  1. Boa noite, gostaria de saber a atual situação do clube, haja vista que sou um investidor, espero retorno pelo email : tiagobarbosapgn@yahoo.com.br ou pelo watszap 71 988117754

    ResponderExcluir